Sobre nós

Nossa história e formação

A Articulação Brasileira surgiu como uma resposta à crescente urgência em redefinir a relação entre humanos e não-humanos, inspirando-se na cosmogonia dos povos originários e tradicionais, que vivenciam relações equilibradas, reciprocas e harmônicas com a Natureza.

Esta perspectiva busca superar uma relação mercantilistas que nossos modos de viver e produzir consolidaram na relação com a Natureza, compreendendo-a exclusivamente enquanto recursos naturais a serem explorados a favor dos desejos humanos.

Frente aos impactos desse sistema extrativista, mercantilista e exploratório, busca-se a superação de um convencional direito ambiental patrimonialista que percebe a dimensão natural enquanto objeto, para a consolidação de sistemas jurídicos, políticos, sociais, culturais e econômicos que compreende a Natureza enquanto sujeito, e buscam assim, garantir seus direitos.

Está é uma proposta eminentemente dos povos, movimentos e coletivos do território latino-americano e caribenho, impulsionada pelo Novo Constitucionalismo que teve como marco inicial a incorporação dos Direitos da da Mãe Terra na Constituição do Equador, em 2008, e apresenta-se como uma das mais inovadoras e autenticas contribuições socioambientais para o debate das mudanças climáticas.

A Articulação Brasileira pelos Direitos da Natureza, apoiada sob estas perspectivas, nasce a partir do Seminário Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental e em diálogo com o Sínodo da Amazônia e a Encíclica Laudato Si’, agregando diversas organizações comprometidas com a Ecologia Integral e a Justiça Socioambiental em todo território nacional.

Desde nossas realidades locais, trabalhamos em colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa Harmony coma Natureza e também com a Aliança Global pelos Direitos da Natureza (GARN), promovendo eventos, cursos, bibliografias e iniciativas jurídicas.

O que fazemos

Nosso objetivo é garantir que os Direitos da Natureza sejam reconhecidos e respeitados em todos os aspectos da vida e nas diferentes dimensões que constituem nossa sociedade. Acreditamos que, para salvar o planeta ea vida de todos e todas que nele habitam, é essencial que a Natureza seja considerada como um sujeito de direitos, e não meramente como um objeto ou um recurso a ser explorado. 

  • Eventos e Fóruns: Organizamos encontros, fóruns e eventos para discutir, promover e avançar na proteção dos Direitos da Natureza. Participe de nossos eventos e ajude a fortalecer o movimento. 
  • Investigação, Educação e Formação: Produzimos pesquisas com saberes acadêmicos e saberes populares gerando conteúdo de qualidade que oferecemos em cursos e materiais educativos para sensibilizar e capacitar pessoas e comunidades, com diferentes linguagens, sobre a importância dos Direitos da Natureza.  
  • Advocacia e Incidência: Atuamos para influenciar políticas públicas e promover a integração dos Direitos da Natureza em legislações locais e nacionais. 

 

Image
Image

Nossa Missão

Fomentar uma concepção relacional harmoniosa entre a sociedade humana e a Natureza, promovendo-a enquanto sujeito de direitos, através de ações políticas, jurídicas, educacionais, culturais, econômicas e comunitárias.

Visão

Aspiramos a uma sociedade onde a relação entre humanos e não humanos seja harmoniosa e equilibrada, reconhecendo a Natureza como um ser senciente com direitos intrínsecos. Nosso objetivo é promover uma percepção renovada da Natureza, não como um recurso, mas como uma entidade viva e digna de respeito, alinhada com a concepção de Bem-Viver dos povos ameríndios.

Realização

A Articulação Brasileira conta com os seguintes realizadores:

Caritas
Cátedra Laudato Si – UNICAP
CIMI
Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)
CPT Nacional
Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental – FMCJS
The Global Alliance for the Rights of Nature (GARN)
Instituto Mundo
Instituto Rio Madeira Vivo
International Rivers
Mapas
Olma
Associação Brasileira de Municípios - ABM
Comitê de Energia Renovável do Semiárido - CERSA

Apoiadores

A Articulação Brasileira conta com os seguintes apoiadores:

Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara
Faculdade Dom Helder Camara
Frente Parlamentar dos Direitos Indígenas
Instituto Humanitas UNICAP
Jubileu Sul
Mandato da Dep. Célia Xacriaba
NEAZ UNB
Programa Harmonia com a Natureza (ONU)
Provincia dos jesuítas do Brasil
Repam
Revista Casa Comum
Sares
Terra Azul
Terra Mirim
Universidade Estadual de Santa Cruz
Image
Contribua com Mapeamento Nacional de Boas Práticas em Direitos da Natureza

Esta iniciativa visa mapear as melhores ações em Direitos da Natureza em todo o Brasil! Se sua organização ou coletivo está engajado em proteger e valorizar a Mãe Terra, queremos ouvir você. Sua contribuição é essencial para fortalecer essa luta coletiva. Venha fazer parte dessa transformação!